terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

As regras do jogo



Na década de 1860, o capitalista americano John D. Rockefeller decidiu criar um monopólio do petróleo. Mas percebeu que se tentasse comprar as empresas mais pequenas, estas iam descobrir as suas intenções e reagiriam desfavoravelmente. Em vez disso, começou por comprar secretamente as companhias de caminho de ferro que transportavam petróleo.

Mais tarde quando propunha compar uma determinada empresa e encontrava resistência dos sócios, lembrava-lhes então que o negócio dependia das linhas de comboio. Dificultando-lhes as operações de transporte, ou simplesmente aumentando as tarifas, poderia facilmente arruinar o negócio dessas pequenas companhias. Rockefeller alterou assim de tal modo as regras do jogo, que os pequenos produtores de petróleo, quando perceberam a estratégia, já não tinham outra solução senão ceder às opções de compra que lhes eram oferecidas.

Toda a gente sabe que a história nunca se repete duas vezes da mesma maneira. Mas há ensinamentos da história que os responsáveis não deveriam esquecer.

Até o macaco que à primeira vez aceita uma pedra embrulhada no papel do rebuçado, à segunda já não cai na mesma. Mas o engano torna sempre a aparecer com estratagemas diferentes. Por isso o macaco é desconfiado. E mesmo assim, volta não volta, continua a cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário